Checklist para gestores(as) de candidaturas (AM)
Nota: a página wiki tutorial do(a) gestor(a) de candidatura (AM) está mais atualizada que esta página.
Este checklist cobre apenas as áreas mais importantes das verificações do(a) novo(a) membro(a) (NM). Dependendo do histórico e dos planos do(a) candidato(a) no projeto, um(a) gestor(a) de candidatura pode optar por ignorar algumas coisas listadas aqui ou adicionar outras.
Veja também o MiniHOWTO para gestor(a) de candidatura.
Verificação de identificação
O(A) candidato(a) deve ter uma chave pública OpenPGP assinada por pelo menos um(a) membro(a) do Debian. Também é solicitada, se possível, pelo menos uma outra assinatura de uma chave OpenPGP bem conectada. Sempre use gpg --check-sigs, e não gpg --list-sigs para verificar a identidade do(a) candidato(a).
A chave OpenPGP que irá para o chaveiro Debian precisa ser uma chave versão 4. Para verificar isso, obtenha o fingerprint da chave e verifique se tem o tamanho de 32 ou 40 dígitos hexadecimais. As chaves versão 3 têm apenas 32 dígitos, a versão 4 tem 40 dígitos. Essa chave não precisa ser a mesma que é usada para verificar a identidade do(a) candidato(a).
O(A) candidato(a) deve ter uma chave de encriptação. Verifique isso executando gpg --list-keys <KeyID>. Se a saída não tiver uma linha <Number>E/<KeyID> ou <Number>g/<KeyIDe>, o(a) candidato(a) precisa adicionar uma subchave de encriptação.
Se o(a) candidato(a) não puder fornecer uma chave assinada, uma identificação com foto emitida pelo governo pode ser usada para identificação. Por favor entre em contato com a secretaria nesse caso.
Opções de verificação adicionais podem ser usadas se houver alguma dúvida sobre a identidade do(a) candidato(a):
- Se o(a) candidato(a) for estudante, alguém da sua universidade poderá confirmar sua identidade. Essa pessoa também deve estar listada nas páginas web dos funcionários da universidade.
- Se o(a) candidato(a) trabalha em uma empresa grande, seu empregador deve ser capaz de confirmar sua identidade.
- Existem sites web que podem fazer pesquisas reversa para números de telefone, embora isso normalmente não funcione para telefones celulares. O número fornecido pelo(a) candidato(a) deve estar no seu próprio nome ou a pessoa que atender o telefone deve ser capaz de confirmar a identidade do(a) candidato(a).
Filosofia e procedimentos
Não há regras fixas para esta parte, mas algumas áreas sempre devem ser cobertas (e é recomendável discutir as outras):
- O(A) candidato(a) deve concordar em apoiar a política Debian e a política de uso de máquinas Debian (DMUP).
- O(A) candidato(a) precisa concordar com o contrato social e deve ser capaz de explicar como o Debian se relaciona com a comunidade de Software Livre.
- O(A) candidato(a) deve ter um bom entendimento da definição Debian de software livre. Ele(a) precisa ser capaz de decidir se uma licença é livre ou não e deve ter uma opinião forte sobre Software Livre.
- O(A) candidato(a) deve entender como o sistema de acompanhamento de bugs Debian funciona, quais informações o Debian mantém lá (pseudopacotes, wnpp, ...), e como ele(a) pode manipular o sistema.
- O(A) candidato(a) deve conhecer os processos de QA em pacotes do Debian (deixar órfão, remover, fazer NMU e fazer uploads de QA).
- O(A) candidato(a) deve entender o processo de lançamento do Debian.
- O(A) candidato(a) deve conhecer os esforços l10n e i18n do Debian e o que ele(a) pode fazer para ajudá-los.
Tarefas e habilidades
O que precisa ser coberto pelas verificações de tarefas e habilidades depende da área em que o(a) candidato(a) deseja trabalhar:
- O(a) candidato(a) que pretende trabalhar como empacotador(a) deve
ter pelo menos um pacote no repositório. O pacote deve ter usuários(as)
suficientes para fornecer uma base para a documentação das habilidades de
empacotamento do(a) candidato(a) e sua maneira de lidar com usuários(as),
remetentes de bugs e bugs.
Outras questões também devem cobrir alguns aspectos básicos do empacotamento Debian (arquivos de configuração, menus, scripts init, subpolíticas, portabilidade, dependências complexas). - O(A) candidato(a) que planeja escrever documentação já deve ter fornecido exemplos de seus trabalhos. Ele(a) também deve ter uma visão clara sobre que tipo de documentos deseja trabalhar no futuro.
Relatório final da candidatura para o(a) gestor(a) de contas Debian
Depois que todas as verificações forem concluídas e o(a) gestor(a) de candidatura (AM) estiver satisfeito(a) com o desempenho do(a) candidato(a), um relatório deve ser enviado ao(a) gestor(a) de contas Debian e à secretaria de novos(as) membros(as). Este relatório deverá documentar o que foi feito para satisfazer as diferentes partes das verificações de novos(as) membros(as) e também deve conter todas as informações coletadas sobre o(a) candidato(a).
O e-mail deve ser enviado para <[email protected]> e <[email protected]> contendo as seguintes coisas:
- Uma visão geral curta sobre a candidatura, contendo algumas informações básicas sobre o(a) candidato(a).
- O nome da conta que o(a) candidato(a) solicitou. Ela deve ter o tamanho de pelo menos 3 caracteres.
- O endereço de e-mail para o qual todas as mensagens enviadas diretamente para <conta>@debian.org serão redirecionadas.
- O fingerprint da chave pública OpenPGP do(a) candidato(a) que deve ser incorporada ao chaveiro Debian.
- Uma mbox compactada com gzip com logs de todas as discussões entre o(a) gestor(a) de candidatura e o(a) candidato(a) sobre a candidatura.
Isso completa as responsabilidades do(a) gestor(a) de candidatura no processo de candidatura. A secretaria de novos(as) membros(as) e o(a) gestor(a) de contas verificarão e julgarão o relatório da candidatura.
Volte para o canto dos(as) novos(as) membros(as)